Apresentação

O IV Concurso de Redação com o tema "Transparência e Cidadania" é mais uma iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é aproximar os estudantes catarinenses do ensino médio da missão deste órgão de controle e levá-los à discussão sobre a qualidade dos gastos dos governos e os mecanismos de combate ao desperdício do dinheiro público. Queremos contribuir para a consolidação de uma cultura de responsabilidade cidadã. Em 2017, o concurso tem como público-alvo estudantes do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Pública Estadual.

As novas gerações têm papel fundamental no controle social. Por isso, devem ser estimuladas a assumir o compromisso com o futuro da sociedade catarinense e a ser parceiras do TCE/SC na tarefa de fiscalizar o uso do dinheiro público.

A primeira edição do concurso, em 2010, buscou estimular os alunos a conhecerem o TCE/SC. Em 2013, a proposta foi promover o debate sobre a qualidade dos gastos dos governos e os mecanismos de combate ao desperdício do recurso público. E na terceira edição, em 2014, a ideia foi fomentar a discussão dos aspectos que envolvem a corrupção e os males advindos desta prática e contribuir para a consolidação de uma cultura de responsabilidade cidadã.

O tema escolhido para a campanha de 2017 - "Transparência e Cidadania" - pretende mostrar a importância da transparência como instrumento para que o cidadão possa exercer o controle da gestão pública. Para oportunizar a discussão em sala de aula e a produção textual, estão disponíveis neste hotsite o regulamento e uma apresentação do projeto, um vídeo sobre o TCE/SC, além de materiais de apoio, com links para as edições anteriores e para sites que poderão servir de subsídios aos professores e para as edições anteriores.

Regulamento

Aqui vocês - estudantes e professores do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos - têm acesso às normas do IV Concurso Estadual de Redação. Informações sobre as condições para participar, a modalidade das redações (crônica), a distribuição dos materiais de apoio às escolas, as atividades que precederão a elaboração dos trabalhos, as etapas e os critérios de seleção das redações, o cronograma e a premiação que será distribuída estão no Regulamento.

Público-alvo

Os 228.008 estudantes matriculados no Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Estadual.