O evento

O IV Simpósio Nacional de Educação (Sined) e o III Encontro Nacional de Promotores e Promotoras de Justiça da Educação serão realizados, em conjunto, com o propósito de estabelecer uma agenda comum entre gestores públicos, atores da educação e do controle público, em atenção às diretrizes, às metas e às estratégias do Plano Nacional de Educação e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS – Agenda 2030).

Em sua quarta edição, o Sined é realizado pelo Sistema dos Tribunais de Contas brasileiros para fomentar a discussão e a interação entre o controle externo e a sociedade.

O III Encontro Nacional de Promotores e Promotoras de Justiça da Educação consolida o espaço de atuação especializada na área da educação dos Ministérios Públicos, por meio da troca de experiências e do fortalecimento da articulação nacional.

A educação é uma agenda comum. Venha compartilhar esse momento conosco. Inscreva-se!

Público

Membros e técnicos dos Tribunais de Contas, dos Ministérios Públicos e dos Ministérios Públicos de Contas, gestores da educação, integrantes de conselhos de educação, profissionais e pesquisadores da educação, prefeitos, vereadores e demais interessados.

Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis (SC).

O evento também será transmitido pelo canal do TCE/SC no YouTube.

Inscrições

Inscreva-se

Para participação presencial, é necessária a realização de inscrição, limitada a 466 pessoas.

VAGAS ESGOTADAS.

Assista

O evento também será transmitido pelo canal do TCE/SC no YouTube.

Nesse caso, não há necessidade de realização de inscrição.

Mais informações

• Contato: pelo e-mail icon.cacp@tcesc.tc.br ou pelo telefone +55 (48) 3221-3890.

• Hotéis próximos ao evento. Clique aqui.

• Restaurantes e cafés próximos ao evento. Clique aqui.

• CARTA DO EVENTO. Clique aqui.


Programação

Banner Programação
Banner Programação Banner Programação Banner Programação

Palestrantes

Palestrante Adircélio de Moraes Ferreira Júnior

Adircélio de Moraes Ferreira Júnior

Doutor e mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em ciências contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-graduado em ... contabilidade e auditoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No campo profissional, iniciou sua carreira como auditor independente na Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes S/C (1992-1998). Atuou na administração tributária, como auditor fiscal, na Delegacia de Porto Alegre da Receita Federal do Brasil (1999-2008), no governo do Maranhão (1998) e na prefeitura de Fortaleza (1998-1999). Também foi aprovado nos concursos públicos para auditor fiscal de tributos do estado de Santa Catarina (1998) e para perito criminal da Polícia Federal – área contábil (2002). Foi secretário-geral do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (2020) e atualmente é vice-presidente da entidade (2021-2022). Foi diretor de Desenvolvimento do Controle Externo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (2018-2021) e atualmente é vice-presidente de Relações Internacionais (2022-2023). Foi 2º vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores (ministros e conselheiros-substitutos) dos Tribunais de Contas (2014-2015) e vice-presidente suplente do Instituto Rui Barbosa (2012-2013). No TCE/SC, foi supervisor do Instituto de Contas (2010-2013), supervisor do Núcleo de Informações Estratégicas (2015-2018), vice-presidente (2015-2018), e, desde 2019, é presidente.

Palestrante Adriana Aparecida Dragone Silveira

Adriana Aparecida Dragone Silveira

Pós-Doutora no Teachers College, pela Columbia University, dos Estados Unidos (2019), doutora e mestre em educação pela Universidade de São Paulo (2010 e 2006), graduada em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista ... Júlio de Mesquita Filho (2000). Professora associada da Universidade Federal do Paraná, com atuação nos cursos de graduação e de pós-graduação, na linha de pesquisa Políticas Educacionais. É cofundadora e coordenadora do Laboratório de Dados Educacionais e coordenadora do projeto de pesquisa Simulador de Custo-Aluno Qualidade. Realiza pesquisas sobre direito à educação; judicialização da educação, políticas de educação infantil e financiamento educacional.

Palestrante Alejandra Meraz Velasco

Alejandra Meraz Velasco

Mestre em políticas públicas pela Universidade de Chicago e graduada em economia pelo Instituto Tecnológico Autónomo de México. Atua como gestora do Programa de Pesquisa Aplicada do Centro Lemann de Liderança para... Equidade na Educação. Como consultora, coordenou projetos para desenho, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação e primeira infância. No terceiro setor, trabalhou em organizações que assessoram e advogam no campo das políticas públicas municipais, de defesa dos direitos da infância e de educação. Trabalhou no setor público como assessora na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e no Ministério da Fazenda do México. No governo municipal, foi responsável pela gestão da informação e do conhecimento para o desenho, implementação e avaliação das políticas públicas. Nos dois setores, coordenou a elaboração de relatórios estatísticos de monitoramento dos avanços nas políticas públicas, assim como o desenvolvimento de metodologias de monitoramento do orçamento público. Coordenou também o desenho e o desenvolvimento de plataformas digitais para o acompanhamento da educação e para a divulgação dos resultados de avaliações educacionais.

Palestrante Alessandra Gotti

Alessandra Gotti

Advogada e mestre e doutora em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Titular do Comitê de Assessoramento à Coordenadoria da Infância e Juventude e do Comitê Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça... do Estado de São Paulo. Presidente executiva do Instituto Articule. Participou do grupo de trabalho interinstitucional sobre educação infantil e foi consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. É sócia efetiva do Todos pela Educação e foi consultora no Programa Justiça pela Qualidade na Educação. Autora das obras “Direitos Sociais, fundamentos, regime jurídico, implementação e aferição de resultados” (Editora Saraiva, 2012) e “Direitos Sociais: eficácia e acionabilidade à luz da Constituição de 1988” (Editora Juruá, 2005), além de colaboradora em diversas outras publicações e colunista na revista Nova Escola sobre direito e educação. Diretora institucional e sócia de Hesketh Advogados.

Palestrante Alexsander Moreira

Alexsander Moreira

Especialista em gerenciamento de projetos pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas/University of California e graduado em filosofia, com extensão em sociologia e história. Coordenador-geral... de Apoio às Redes e Infraestrutura Educacional do Ministério da Educação. Foi professor de filosofia, sociologia, história e literatura, dos ensinos fundamental e médio, nas redes pública e privada do estado de São Paulo.

Palestrante Andressa Pellanda

Andressa Pellanda

Doutoranda em relações internacionais pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em ciência política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e bacharel em comunicação social, com habilitação em jornalismo... pela Universidade de São Paulo. Realizou intercâmbio acadêmico em história contemporânea e teoria das relações internacionais na Université Paris-Sorbonne IV (França). É especialista em competências em negociação diplomática pela Fundação Diplo (Suíça) e tem certificação internacional em gestão de projetos sociais (PMD Pro). É coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala. Na Campanha Nacional pelo Direito à Educação (Brasil), integra a coordenação da Consulta Coletiva de ONGs da Unesco Global, o Comitê Gestor da Rede Lusófona pelo Direito à Educação. Também é membro da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação; da Campanha Global pela Educação; do Consórcio Global sobre Privatização da Educação e Direitos Humanos; do Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa; do Grupo de Trabalho da Agenda 2030 no Brasil; e do Coletivo da Revista Periódica Universal no Brasil. É filiada da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, da Associação Brasileira de Relações Internacionais, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Comparative and International Education Society. Desenvolveu consultoria para a missão permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, ocasião em que acompanhou o trabalho nas pautas de educação, de desenvolvimento sustentável e de diplomacia pública. Atuou como jornalista do Observatório da Educação da Ação Educativa e na assessoria do Movimento por um Brasil literário, da Aliança pela Infância, da campanha Eu Quero Minha Biblioteca e da Fundação Abrinq, com monitoramento nos âmbitos legislativo e executivo de legislação e políticas públicas. Atuou por seis anos como educadora popular, ministrando aulas de redação e português. No jornalismo, foi colaboradora do jornal Outras Palavras e foi correspondente, no Brasil, do jornal internacional francês Le Journal International, além de ter atuado como produtora de jornalismo junto ao correspondente da emissora internacional francesa, France 24, e de ter realizado trabalhos para as revistas Caros Amigos e Nova Escola. Pesquisa advocacy e políticas educacionais, especialmente as temáticas educação política, qualidade, financiamento, processos e atores internacionais da educação e mecanismos de privatização da educação.

Palestrante Catarina de Almeida Santos

Catarina de Almeida Santos

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo, pós-doutora pela Universidade Estadual de Campinas, professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e coordenadora do Comitê-DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Palestrante Cláudia Costin

Cláudia Costin

Fundadora e diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Foi diretora global de educação do Banco Mundial e membro da comissão global sobre o futuro do trabalho, da Organização... Internacional do Trabalho. É professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Instituto de Ensino e Pesquisa e na Escola Nacional de Administração Pública, no Canadá. Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo, comentarista-especialista em educação para a CNN Brasil e cofundadora do movimento Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida, da Unesco, e o Conselho da Qatar Foundation.

Palestrante Cláudio Couto Terrão

Cláudio Couto Terrão

Mestrando em direitos fundamentais pela Universidade de Lisboa (2014) e bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (2000) e em ciência da computação pela Universidade Católica... de Pernambuco (1994). Extensão em administração pública, fiscalização e direito do trabalho no Curso de Formação do Ministério do Trabalho pela Universidade de Brasília (1996). Conselheiro efetivo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais desde 2010, onde, atualmente, é vice-presidente e já exerceu as funções de corregedor (2013-2014) e ouvidor (2011-2012). Membro efetivo do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (2008-2010) e do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (2008). Procurador federal da Advocacia-Geral da União (2000-2008), auditor fiscal do Ministério da Previdência Social (1998-2000) e do Ministério do Trabalho e Emprego (1996-1998), auditor tributário do município de Recife (1996), técnico do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (1993-1996) e militar especialista em aeronaves do Ministério da Aeronáutica (1985-1992). Diretor de controle externo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (2014-2015 e 2016-2017) e presidente do Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil (2013-2014). Coordenador-geral de cobrança e recuperação de créditos da Procuradoria-Geral Federal da Advocacia-Geral da União, em Brasília (DF), responsável pela unificação dos sistemas de dívida ativa de todas as autarquias e fundações federais e pela transição da dívida ativa do Instituto Nacional do Seguro Social para a Procuradoria da Fazenda Nacional, em virtude da criação da Receita Federal do Brasil (2007). Procurador-chefe da Procuradoria-Geral Federal da Advocacia-Geral da União, em Pernambuco, responsável pelo gerenciamento e pela cobrança judicial e extrajudicial da dívida ativa do Instituto Nacional do Seguro Social (2001-2003 e 2004-2006), e coordenador-geral de matéria tributária da Procuradoria Federal Especializada do Instituto Nacional do Seguro Social, em Brasília (DF), responsável pelo gerenciamento e pela orientação jurídica em matéria tributária e pela cobrança da dívida ativa da autarquia federal (2003-2004).

Palestrante Eduardo Deschamps

Eduardo Deschamps

Graduado em engenharia elétrica, pós-graduado em empreendedorismo na engenharia, mestre em engenharia elétrica e doutor em engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui MBA em liderança e gestão pública... pelo Centro de Lideranças Públicas, em parceria com a Harvard Kennedy School. Professor da Universidade Regional de Blumenau, desde 1990, e reitor da mesma universidade, de 2006 a 2010. Professor do MBA em liderança e gestão pública do Centro de Lideranças Públicas (2019). Secretário-adjunto (2011) e secretário de Estado da Educação de Santa Catarina (2012-2018). Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (2015-2016). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (desde 2011) e do Conselho Nacional de Educação (2016-2020), onde exerceu a Presidência do Conselho Pleno (2016-2018) e presidiu as Comissões do Sistema Nacional de Educação, do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular.

Palestrante Élida Graziane Pinto

Élida Graziane Pinto

Pós-doutora em administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (2010), doutora e graduada em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006 e 2001) e graduada em administração... pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2001). Foi professora de direito administrativo e direito financeiro na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, do Centro Universitário de Sete Lagoas e da Escola Superior Dom Helder Câmara. Como servidora ocupante de cargo efetivo, integrou a carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental do Estado de Minas Gerais (2002-2012). Atualmente, é professora do curso de administração pública da Fundação Getúlio Vargas e procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, titular da 2ª Procuradoria de Contas. Tem experiência na área de direito e de finanças públicas, com ênfase em direito financeiro, cuja linha de pesquisa é desenvolvida nos seguintes temas: financiamento de direitos fundamentais, orçamento público, políticas públicas, dívida pública e controle da Administração Pública.

Palestrante Fabrício Macedo Motta

Fabrício Macedo Motta

Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás. Professor permanente do mestrado profissional em direito e políticas públicas da Universidade Federal de Goiás. Doutor em direito do estado pela... Universidade de São Paulo e mestre em direito administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro das diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e do Instituto Rui Barbosa.

Palestrante Florencia Guerzovich

Florencia Guerzovich

Doutora em ciências políticas pela Northwestern University. Trabalhou para o Banco Mundial, Open Society Foundations, Global Integrity, entre outras organizações. É consultora independente e convocadora de sistemas,... cofundadora da #Act4delivery e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Politeia - coprodução do bem público: accountability e gestão, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Palestrante Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Doutor na área de pesquisa de avaliação da efetividade e do desempenho da aprendizagem com modelagem multidimensional, em teleinformática. Mestre com pesquisa na área de tecnologia aplicada à educação e metodologia de... ensino com objetos de aprendizagem em ciência da computação. Graduado em licenciatura em física. Todas as formações são pela Universidade Federal do Ceará. Na mesma universidade, é professor adjunto e professor titular do mestrado em tecnologia educacional e do mestrado em ensino de ciências e matemática. Foi consultor do Ministério da Educação e da Diretoria de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foi diretor-geral do Centro de Educação à Distância do Governo do Estado do Ceará, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, no município de Sobral, onde atualmente é secretário da Educação.

Palestrante Frederico da Costa Amancio

Frederico da Costa Amancio

Pós-graduado em economia aplicada à gestão fiscal pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, MBA em gestão de negócios em petróleo e gás pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e graduado em administração de empresas... pela Universidade de Pernambuco e em direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Auditor fiscal do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda concursado desde 1995, onde exerceu diversas funções e cargos. Foi secretário de Saúde do estado de Pernambuco, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco. Foi presidente e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação. Atualmente, é secretário de Educação do Recife.

Palestrante Gregório Grisa

Gregório Grisa

Pós-Doutor (2017) em sociologia, doutor (2015) e mestre (2010) em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduado em pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2006), com especialização em... psicopedagogia social pela Faculdade Cenecista de Osório (2008). Cursou doutorado sanduíche (09/2013-03/2014) no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, em Portugal. Trabalha na Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, onde chefia o setor de Publicações Científicas e preside o Conselho Editorial da instituição. No mesmo instituto, é professor e ligado ao grupo de pesquisa educação, experiências docentes e direitos humanos, e ao grupo de estudos e pesquisas educação e formação de professores. Também atua no grupo de estudos sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro titular do conselho superior do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (2022-2024). Foi membro do conselho superior da Comissão de Avaliação das Ações Afirmativas (2009-2015) e da Comissão Própria de Avaliação (2013-2015) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palestrante João Luiz de Carvalho Botega

João Luiz de Carvalho Botega

Mestre em ciência jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Santa Catarina e, atualmente, ocupa o cargo de coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude... e Educação. Coordenador da Comissão Permanente da Infância e Juventude, vinculada ao Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais. Integra os grupos de trabalho do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, da Convivência Familiar e Comunitária e do Conselho Tutelar do Conselho Nacional do Ministério Público.

Palestrante João Paulo Faustinoni e Silva

João Paulo Faustinoni e Silva

Mestre em direito do estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ingressou no Ministério Público do Estado de São Paulo em 1996, no cargo... de promotor de Justiça. Designado pela Procuradoria-Geral de Justiça para atuar no Grupo de Atuação Especial de Educação desde abril de 2011, data de início de funcionamento do referido grupo. Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva – área de direito à educação – do Ministério Público de São Paulo. Coordenador do Comitê de Educação do Grupo de Trabalho de enfrentamento aos impactos da pandemia de covid-19, da Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo.

Palestrante Lara Elena Ramos Simielli

Lara Elena Ramos Simielli

Mestre e doutora em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas. Diretora de Conhecimento Aplicado da Dados para um Debate Democrático na Educação. Professora do Departamento de Gestão Pública da Escola... de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Foi pesquisadora visitante na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Palestrante Lucas Sachsida Junqueira Carneiro

Lucas Sachsida Junqueira Carneiro

Pós-graduado em direito constitucional pela Escola de Direito Público e em Gestão Jurídica da Empresa pela Universidade Estadual Paulista. Promotor de Justiça da Infância e Juventude de União dos Palmares. Coordenador da... Comissão Permanente de Educação – Grupo Nacional de Direitos Humanos e do Núcleo de Defesa da Educação do Ministério Público de Alagoas.

Palestrante Luiz Miguel Martins Garcia

Luiz Miguel Martins Garcia

Graduado em letras, mestre e doutor em linguística aplicada. Professor, há mais de 30 anos, do ensino fundamental ao superior. Atualmente, exerce a função de dirigente municipal da educação de Sud Mennucci (SP) e de presidente... da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Nos últimos anos, tem se dedicado à formação crítica de professores e gestores e às questões da educação infantil.

Palestrante Marcos Mendiburu

Marcos Mendiburu

Consultor em assuntos de transparência, accountability e governo aberto. Trabalhou em diversas organizações da sociedade civil, fundações, governos e organizações internacionais. Em 2018 e 2019, coordenou curso virtual de estratégias... de participação cidadã em Tribunais de Contas, da Comissão de Participação Cidadã da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores e da Associação Civil pela Igualdade e a Justiça, da Argentina. Trabalhou 16 anos no Banco Mundial como especialista sênior em governança.

Palestrante Maria Cecília Amendola de Mota

Maria Cecília Amendola de Mota

Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), especialista em gerência de cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado, graduada com licenciatura em pedagogia, habilitação em supervisão escolar e administração... escolar, e em ciências biológicas pela Universidade do Oeste Paulista (1980 e 1973) e graduada em ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (1972). Foi assessora na área da educação no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul; secretária municipal de Educação, em Campo Grande (2005-2012); vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (2011-2012) e presidente da entidade, no Mato Grosso do Sul (2009-2012); e presidente do Conselho Municipal Antidroga (2008-2012). Atualmente, é secretária de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (a partir de 2021), sócia efetiva do Movimento Todos pela Educação (a partir de 2019), e conselheira do Conselho Consultivo da Cátedra de Educação Básica da Universidade de São Paulo, do Conselho Consultivo da Bett Educar e do Conselho Consultivo da Câmara Temática do Ensino Médio da Diretoria de Desenvolvimento e Formação dos Profissionais da Educação da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida. Principais áreas de atuação: educação infantil, políticas públicas, formação de docentes e gestores escolares, gestão de dirigentes municipais de educação e gestão pública.

Palestrante Patrícia Lueders

Patrícia Lueders

Especialista em educação infantil e graduada em pedagogia. Secretária municipal de Educação de Blumenau. Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina e da Região Sul. Coordenadora... nacional do grupo de trabalho da Educação Infantil e membro do grupo de trabalho da Alfabetização da Undime Nacional. Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e presidente da Comissão de Educação Básica do mesmo conselho.

Palestrante Priscila Cruz

Priscila Cruz

Mestre em administração pública pela Harvard Kennedy School of Government e graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em direito pela Universidade de São Paulo. Fundadora e presidente-executiva do Todos pela Educação.

Palestrante Renata Maria Paes de Vilhena

Renata Maria Paes de Vilhena

Doutora honoris causa pela Universidade Estadual de Montes Claros e especialista lato sensu em gestão pública e legislação urbana pela Universidade Cândido Mendes de Minas Gerais. Professora associada da Fundação Dom Cabral... desde janeiro de 2015. Foi Secretária de Estado de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais (2007 a 2014) e secretaria-adjunta de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (1999 a 2002). Participou do Programa de Gestão Avançada, da Fundação Dom Cabral em parceria com o Instituto Europeu de Administração de Empresas Business School. Como secretária de Planejamento e Gestão, também ocupou a presidência da Câmara de Coordenação Geral, Planejamento, Gestão e Finanças e coordenou a concepção e implementação do “Choque de Gestão”. Servidora pública estadual de carreira da Secretaria de Planejamento e Gestão desde 1985, ocupou vários cargos gerenciais. Também atuou no Governo Federal, cujo principal marco foi a criação e a implantação do pregão eletrônico. É autora de diversas obras nacionais e internacionais.

Palestrante Rodrigo Coelho do Carmo

Rodrigo Coelho do Carmo

Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (biênio 2022-2023) e presidente do comitê técnico de educação do Instituto Rui Barbosa. Contador e pós-graduado em gestão pública. Foi secretário municipal de Governo... de Cachoeiro de Itapemirim (2009). Coordenou o orçamento participativo, reestruturou a Defesa Civil Municipal e implementou o Escritório de Gestão de Projetos Prioritários. Foi secretário de Trabalho, Assistência Social e Direitos Humanos do Espírito Santo (2011) e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (2016). Como deputado estadual, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, Serviço Público e Redação, a de Assistência Social e a de Educação, além de ter exercido a liderança do governo de 2017 a 2018. Foi conselheiro-diretor da Escola de Contas Públicas "Conselheira Mariazinha Vellozo Lucas" (biênio 2018-2019) e conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (biênio 2020-2021).

Palestrante Silvio Bhering Sallum

Silvio Bhering Sallum

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em economia pela University of Virginia, dos Estados Unidos. É auditor fiscal de controle... externo no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.


Realização

Apoio
Logo CNPTC
Logo Atricon
Logo IRB
Logo Abracom
Logo Audicon
Logo AMPCON
Logo GNDH
Logo CNPG
Logo Assembleia Legislativa
Logo Escola Legislativo
Logo GNDH